Layout / Art: Ana.

sábado, maio 26, 2007

Kafka


Estou cada vez mais perto de mim mesma, e ler Kafka não me faz sentir medo....
(Franz Kafka - judeu, escritor, morreu de tuberculose, 1924, antes de completar 41 anos.)
Eu me sentia só e amedrontada ao ler seus livros.
Hoje, ele me fascina e consigo perceber a sua genialidade. Reli Cartas a Milena hoje a tarde.
Chorei.
( ...) tampouco talvez seja amor, quando digo que, para mim, és a mais amada; para mim, amor é seres a faca que reviro nas minhas entranhas. (...)
(...) escrever cartas, entretanto, significa desnudar-se diante de fantasmas, algo pelo qual tais fantasmas esperam ansiosamente. Beijos escritos não atingem o destino, mas são sorvidos a caminho por fantasmas. Somente com base nessa farta nutrição é que eles se multiplicam de modo tão intenso. A humanidade percebe o problema e contra ele se bate, e , para eliminar na medida do possível o elemento fantasmagórico entre as pessoas, e propiciar a comunicação natural - a paz das almas -, essa mesma humanidade inventou a ferrovia, o automóvel, o avião. Porém, isso tudo já não serve, pois evidentemente, são invenções criadas no momento do choque. O lado oposto é tão mais calmo e mais forte: após o serviço postal, criou-se o telégrafo, o telefone e a radiografia. Os fantasmas não morrerão de fome, mas nós sucumbiremos.(...)
(...) existe apenas o mundo espiritual: o que chamammos de mundo físico é o mal do mundo espiritual. ( ...)

Kafka ensinou-nos que nada temos em comum com nós mesmos, muito menos com terceiros.
Eu concordo com ele.

4 comentários:

Blog do Beagle disse...

Tentei ler Kafka e não consegui suportar o sofrimento de ser preso e julgado sem saber por quÊ. Muito louco. Talvez agora, mais velha e experiente eu venha a entender o propósito daquilo. É ... acho que vou tentar... Bjkª. Elza

Moura ao Luar disse...

Já tentei ler um livro dele... mas nao sei porquê não consegui chegar ao fim...

marilia disse...

è..., quando eu era mais nova, ele também me depreimia e eu sempre sentia uma sensação de perigo iminente, de pesadelo, de absurdo. eu nunca sabia onde ia dar, qual seria o resultado, ou como seria a solução. Hoje consigo entender um pouco mais: na capa do livro tem uma observação, uma critica(?) que diz : "acreditar no fato de que existe apenas o mundo espiritual, priva-nos da esperança e nos propicia a certeza,"
Ai é complicado...rssssssss
beijos, e vamos trocando ideias, esse cara foi muito maluco, mas, me atrai ...

Anônimo disse...

Kafka era um carinha bem louco, viu?
E olha que ele quase se perdeu no tempo, se um amigo não tivesse desistido de incinerar tudo.
Top dos tops dele, na minha opinião, é "O Artista da Fome".
Adorei o Metamorfose, o Processo, o Carta a meu pai, e mais alguns que não me lembro agora.
Mas o "Artista", sem igual!
Felipe Simpatia
www.felipesimpatia.zip.net