Layout / Art: Ana.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Chofer da Guanabara / destino Saquarema!


Teve um tempo, que o Rio de Janeiro era Guanabara.
Nesse tempo, tinhamos dois tipos de férias: - de inverno e de verão!
Inverno era metade São João, outros dias em Teresópolis, onde o tio Nelson tinha uma casa, que tinha uma escada e uma capelinha...mas, no verão era Rio de Janeiro, carnaval São João! Marcaram nossa história dois lugares ... as casas de Saquarema e, para nós filhos do Walter, Araruama...Impossível viver no Rio e não ter alguma coisa a ver com a "região dus lagus" (é a pronúncia carioca!).
Pois bem, na época que o Rio era Guanabara, o tio Nilton comprou uma casa em Saquerema. Tá, tudo bem, o Paulo Alencar e o tio Nelson também compraram, mas o caso hoje é do tio Nilton, Chofer da Guanabara!
Tio Nilton morava em Copacabana, e tinha um carro do ano. Não me lembro mais a marca ou a côr, mas a história marcou... Primeiro por que o tio Nilton sempre foi o mais quietinho...depois porque tudo dele sempre foi feito com calma, diferente de todos os Alvarengas, que usam o guardanapo antes de comer, de tão apressados!
Mas, dia de viajar para Saquarema, era diferente. Tudo rápido, em dois minutos sacolas, travesseiros, barraca e cadeiras de praia estávam no porta mala. Meu tio saía, soberbo e impávido com seu carro, dirigindo estilo braço para fora da janela, com tia Lurdinha na frente, Meia e Niltinho atrás. Espera? só na fila da balsa! E lá ia ele, Niteroi, Tribobó a dentro, subia a serra onde o verde do campo se confundia com o verde transparente dos olhos da minha tia Lurdinha, juro não existem iguais, de tão lindos, e só parava lá no alto quase chegando em Bracaxá, na pastelaria!
Não adiantava pedir pra fazer xixi, morrer de sede, dôr de barriga, nada fazia Tio Nilton parar!
A meta de chegada, seu destino: - Saquarema!
A estrada era uma pista para ir e outra para voltar, e ele cortava carro por fora, saía da estrada, um calor danado, e ele lá... Chofer da Guanabara!
Era assim que ele se chamava..
-Viram, chegamos bem, cortei por fora, comemos pastel, e aqui estamos, Saquarema a vista ( linda) alto mar, todos bem, por que sou o Chofer da Guanabara!
Hoje, entre nós...Chofer da Guanabara é adjetivo = dirigir super bem...
Na verdade não me lembro de ter viajado com tio Nilton nenhuma vez, mas sei, tenho certeza que ele é o super ....Chofer da Guanabara!

16 comentários:

Anônimo disse...

ê meia vai dar vontade de chorar hein?... nossa sabe que deu saudade dos velhos tempos de saqua...os primeiros campeonatos de surfe,os gatinhos em itaúna, papai me pegando no kiss, aquela pizza horrível ao lado da igrejinha, mas só tinha ela...rsrss...
Méia, lembra do MIKE??? eu juro, olha outra songa aí... mas eu juro que foi ele!!!Aquele safado queria te trair e eu fui fiel a você!!!Gente, lembra de uma festa numa casa da praia??? Ai que relíquia,...mámá a memória tá voltando...rsrsrs é a ortomolecular fazendo efeitos... e a piscina do paulo alencar, o tyson ( nào era esse o nome do cachorro do tio tuca?), ai... o bob cachorro do papai, a igrejinha que ele construiu com aquele cristo gigantesco nos assombrando... hum... mas tinha tbe o lado heavy metal... caminho por dentro, fora da estrada... quem viveu saberá!!!

Anônimo disse...

Moninha, que saudades e claro que a Méinha vai chorar lágrimas de sangue rsrsrsrsrs O cachorro do tio Tuca chamava Targus não era? Depois o papai tb comprou casa lá e a diversão era saqua, que saudadessssss Excelentes lembranças do Topin lá em saqua, casamento da Marcinha com o Cal e eu e o Pinto padrinhos, tempo bão!!!!!!!!!! ai que pilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
que saudades, acho que agora eu é quem vou chorar lágrimas de crocodilo rsrsrsrs snif snif snif
beijos

Anônimo disse...

Má, Monica, Ydi, é claro que dá vontade de chorar...vejo direitinho o papai falando que ele era o chofer da Guanabara e quantos momentos felizes passamos juntos, gente e namorados...de Pedro a Daniel, muitas entresafras....até meu casamento com o Julio foi em Saquá....olha que reliquia... E Monica, tudo bem, o Mike era danadinho, mas cá entre nós, vc nunca foi santa, sabia que era greiçuda e tasca a jogar charme.....me engana que eu gosto.... Olha tempos maravilhosos, mas turma, estamos arrumando a casinha e agora o chofer da guanabara vai com a 1º dama no banco de trás, mas com certeza ainda passaremos muitos bons momentos em saquá.... vamos combinar um final de semana em Janeiro, com todas???? Vou parar. pq. está virando carta, diário, papo, conversa....amo vcs.
Méia

Anônimo disse...

Méinha que relíquia, casamento com morango rsrsrsrsr Ai amor, como curtimos tudo e todos os lugares, eu só tenho lembranças boas e claro que janeiro iremos, quem sabe uma primaiada lá? Não seria a vida? E você Mômo, sempre Náia né? rsrsrrsrs dando golpe baixo rsrsrsrrs
Méia, uma dózinha o chofer da Guanabara e a 1ª dama no banquinho de trás rsrsrsrrs daqui a um tempo será nós no banquinho de trás tb, rsrsrsrsrsr
que saudades de tudo, recordar é viver!!! e como vivemos heim primas????????????
Saudades, saudades e mais saudades... TEMPO BÃO!!!!!!!!
beijos
Mamá.

Anônimo disse...

Gente já entrei 4 vezes hoje pela manhã e toda a hora leio essa história...Ydi amo seu jeito de ecrever, mesmo vc nunca tendo andado com ele, descreveu como ninguém.... Sabe que ele além ed Saquarema, colocava a gente no carro, era eu, iltinho, Nelsinho e Sacha e iamos para Presidente Venceslau..... Para o chofer da Guanabara não tinha tempo ruim, me explica como dava??? sem cinto, sem ar refrigerado, todos apertadinhos...e detalhe! O carro primeiro era um fusca que no primeiro dia de passeio, a Marcinha comeu todo o estofado do banco, lembra??? Ela ruía tudo...até persiana.... depois ele trocou por uma brasília e depois um super volks de 4 portas..... Gente e lá íamos nós....6 no carro, mais malas e bagageiros.... ele sempre se perdia e iamos parando e perguntando....mas o chofer da Guanabara não perdia a pose...Teve uma vez que demoramos 19 hs de São Paulo a São João, todos aflitos, achando que tinha acontecido algo...que nada, estava chovendo e o chofer da Guanabara, além de se perder...dirigia com muita caultela (nunca ultrapassava os 60) não é pai?????? A mamãe dando pão para gente e não tinha nada mais para comer nem onde comprar....uma chuva...... Mas era a vida, sempre chegavamos sãos e salvs, afinal estavamos com o chofer da Guaabara!!!!!!!Má mostra o blog para eles tá....
Méia

Anônimo disse...

Eu conheço Saqua, já fui lá nessa igreja, é lindinha!
Já surfei muito e com muitos gatos parafinados. Me passa o endereço porque em janeiro eu vou lá encontrar com vocês também, bacana, não acham? Eu acho, vou adorar!!! UAUAUAUUAA

Anônimo disse...

descobriram o anônimo acima?
Então... tcham tcham tcham tchammmmmm SOU EU
PI

Anônimo disse...

Pi vc conhece a lingua do i? Então: vii timir ni cí!
Miii.

Anônimo disse...

...nossa esses alvarengas e seus fusquinhas...papai teve um verdinho claro que me lembro, parou 20 vezes indo para terezópolis e acabamos puxados por uma corda amarrada a um caminhão...rsss... êtas irmãos ruins de volante... papai dormia sempre no volante e mamãe ia descascando laranja pra ele chupar e tentar não dormir, e agente atrás tinha a incubência de dar tapinhas na carinha dele para ele acordar...rs sem cinto..sem ar... ouvindo jogo de futebol na radio globo... ai, que vida... nossa méinha vi sua viajem toda... cresci ouvindo a mamãe dizer da vergonha que marcia causou no carro do seu pai...rsrsrsss...

Anônimo disse...

Não amorzinho, eu não conheço essa linguagem de vocês, mas se me ensinar, sou rápida, inteligente e pode crer que vamos nos comunicar muito, topa?
PI

marilia disse...

Meia, Môniquinha, Gdá, Fátima, Molinha, Marcinha, Dê, Simone, Natalia,Niltin, Claudia, Biba, Tinho e todos... qui delicia a vida aa gente ...isso ainda vai dar samba! como diz o Leo, bora lá, fim de semana em Saquaquá!!

Anônimo disse...

Meninas, topam mesmo uma primalhada em Saqua ??? Que vida !!!

bjs
De

Anônimo disse...

Sem comentários.
PI

Anônimo disse...

saqua e primaiada em janeiro! fechado...

FotoJo disse...

ai adorei esses comentarios gente!

Anônimo disse...

Dê eu não sei aonde está mais o seu comentário falando do Tinho vestido de pai de santo....eu já chorei de rir....pior que tenho que disfarçar, pois estou no trabalho e minha sala é cheia de vidro.....eu fico imaginado a cena.....é sulreal!!!!!!! E aposto que vc mal.......Olha a primaiada está para mim 100% certa, a casa está oferecida e tenho certeza de que passaremos 2 dias de lavagem de alma, pois o que teremos de história para lembrar.....Agora é só algupém organizar, quem vem e qual será o final de semana ok....
Méia