Layout / Art: Ana.

quarta-feira, outubro 04, 2006

A casa dos Alvarengas

Como já contei, a casa ficava entre o solar dos Monteiros e a mansão dos Hallak.
No fundo, o quintal da Vóvó, fazia divisa com o quintal do Dr.Mário Monteiro, e justamente na parte onde ficava o galinheiro do solar.
Pois bem.
Meu avô, tinha um empregado, o nêgo chamado Cãndido.
Ele morava lá na casa da vóvó, durmia não se sabe onde, aparecia do nada em todos os lugares.
Diziam que era filho de uma escrava, e a gente achava que era mesmo, por que ele foi o preto mais preto que já vi na minha vida, e seus olhos brancos achavam a gente em qualquer lugar durante a noite, e trazia todo mundo de volta pra dentro!
Não sei por que ele morava lá com meus avós.
Ele fazia de tudo, desde a limpeza, até cuidar da gente junto com a Iéié.
Mas, tinha uma coisa que só ele sabia fazer!!!
Era roubar as galinhas do Dr. Mário, sem sair do lugar!

Essa é uma lembrança do tio Cácá:
...." pois bem, minha filha, o papai ( meu avô Paulo), nunca tinha dinheiro sobrando, e as vezes a gente precisava usar os préstimos do Cândido.
- como , tio?
- ah.... tinha o galinheiro do Dr. Mário, que era a paixão dele, e esse galinheiro fazia divisa com nossa casa.

- e o Cândido era campeão em "rabo de arraia" em galinhas ! hihihihi, ele punha milho, desde a pontinha da cerca, até no buraquinho de arame, debaixo do pé de xuxu, e as galinhas vinham...devagarzinho, uma a uma, e entravam no nosso quintal!
- cada galinha que passava a cerca, o Cândido gritava: - êia sô Paulu...mais uma!"

Meu tio me contou esse caso, dentre outros, com os olhinhos cheios de lágrimas, e rindo muito, por que disse que muitas vezes, depois desses pequenos delitos do nêgo Cândido, meu avô convidava o Dr.Mário para comer a galinha, e escutava ele falar pro meu avô das agruras que estava passando, por que na certa alguem estava roubando as galinhas dele, "qu'elas estavam sumindo misteriosamente", e pedindo ao vôvô ajuda caso ele ouvisse barulho perto da cerca, na divida das casas.....
E o vôvô respondia:
- Sossega Mário, se aparecer alguem, Cândido pega , ele é bom no rabo de arraia! Pega qualquer um...
Hoje na familia, se tem frango na mesa, sempre alguem pergunta brincando:
- É comprada ou rabo de arraia?.......

9 comentários:

Anônimo disse...

Ydi, falar da casa da vovó é sempre um sucesso, imagino direitnho o tio KK contando o caso e até a risadinha que vc descreveu....Hoje cheguei cedo aqui é é delicioso começar o dia, lendo parte de nossa história....
A vida!
Méia

Anônimo disse...

Aaaaaaiiiii Ydi, prá variar eu to com lágrimas nos olhos, e como disse a Méia, eu tb to vendo o papai falando e o jeitinho dele rsrsrsrs, aiiiiii que vida prima, agora vamos adotar o rabo de arráia, rsrsrsrsrs bjs
Tempo bãoooooo

Anônimo disse...

Aaaaaaiiiii Ydi, prá variar eu to com lágrimas nos olhos, e como disse a Méia, eu tb to vendo o papai falando e o jeitinho dele rsrsrsrs, aiiiiii que vida prima, agora vamos adotar o rabo de arráia, rsrsrsrsrs bjs
Tempo bãoooooo

Anônimo disse...

Ydi,põem, quero dizer coloca um retrato da Joana dominando o blog todinho, assim talvez ela fique mais satisfeita rsrsrsrrsrs, não mais bonita do que eu, claro que sou única, EUZINHA, mas ficará engraçadinha!!!!

marilia disse...

sabe que é verdade!
adoro quando tenho tempo pra escrever e colocar aqui um pouquinho das nossas aventuras!!!!!!!
bjos

Anônimo disse...

casa da vovo e o maior arrependimento ter vendido, queria ter na epoca a maturidade e o dinheiro que nos temos hoje que isto nao teria acontecido.

qto aos casos do tio kk outro dia fiquei na casa do tio nilton ate tarde ouvindo ele contar os casos d0 vovo, no rio de janeiro, do tio Pedro foi uma delicia, eu falei que ele devia escrever um livro contando as historias que ele sabe, e lembra de todos os detalhes o que e mais importante
Fatima

Anônimo disse...

Até que enfim a Fátima assinou hehehehehe
PI

Anônimo disse...

Ah! Ler coisas sobre a casa da vovó é sempre bom demais, me desculpem as pis da vida e quem não é dafamíla mas nós que somos sabemos o quanto isso enche nosso coração de lebranças....e o armário da casa da tia Yolanda??? Quem se lembra do cheirinhod e talco que tinha dentro?????Ydi cnta mais tá....
carinho
Méia

Anônimo disse...

Primas, como a vovó nos faz falta! éramos tão unidas rsrsrsrsrrsrs agora esse blog está gerando polêmicas e brigas entre eu e Fama rsrsrsrsrrsrsrs