Layout / Art: Ana.

terça-feira, setembro 12, 2006

Fé de Alvarenga


Vim de uma família tradicionalmente católica.
Mas, eu mesma nunca levei fé, sempre briguei com deus.
E até hoje, as vezes, acredito no inferno.
Por ter vivido minhas semanas santas em São João Del Rey, (lá elas são tristes, sinos que badalam morte, e matracas que chamam santos cobertos de panos roxos), cresci com muito medo de jesus e de seus amigos.
Apesar de tudo, franca contradição! Cultivo uma boa relação com meu anjo da guarda. Ele me suporta há anos e eu confio nele!!!
Mas....São João Del Rey é uma cidade que deve ter mais de umas trinta igrejas.
Cada uma de um santo ou de uma santa , e todas com suas ordens e confrarias.Coisa medieval, mas verdadeira.
Bom, lá em casa, não sei porque, escolhemos uma e a gente acostumou com a santa...
Uma santa não... uma verdadeira Senhora..
Uma Nossa Senhoras das boas...
O nome dela é Mercês, e sua confraria não é qualquer uma não!
É a venerável Arquiconfraria ...
A igreja dela é a que fica mais longe.A gente sobe maior morrão e quando chega lá em cima, ainda tem os degraus...
Mas, do alto vê-se a cidade inteira.
O vento das mercês, para mim, tem cheiro de flor velha e de incenso.
Todas as missas e comemorações da família, de batizado a enterro, acontecem lá.
Eu sempre achei que essa coisa de fazer promessa, de ir a igreja, de acompanhar procissão, de ter um santo especial, fosse coisa de mãe, de avó, de velhos.
Mas....com o passar do tempo, fui percebendo que tudo que a gente precisava pedia- se para pobre coitada da Senhora das Merces : - era pra resolver briga de namorado de neta, casamento que estava acabando, filho que ia viajar, irmão doente, era para arrumar emprego para uns que ainda não voltaram de woodstock, era para não chover na hora do Copo Sujo descer, era para dar saúde para quem estava sem..., enfim, pedia -se e pede -se tudo a essa venerável Senhora.
Hoje tenho certeza, a Senhora das Merces já sabe de tudo da familia!Dos podres, das fofocas, das coisas boas e ruins, e acho até que ela já é meio alvarenga, de tanto que a gente incomoda a Dona!

Aí, eu virei mãe... E , sabem de uma coisa ?Mãe faz promessa mesmo! E eu fiz...
E ninguém melhor pra gente prometer do que para Santa que já é da família!
Algumas coisas, eu sei que Ela me ajudou..
Outras, Ela ainda esta tentando arrumar um jeitinho, mas sempre está presente!
Então, nesse 24 de setembro, dia Dela, eu vou na procissão!
De vela na mão, vou descer o morro e andar meio São João...
Haja reza pra tudo que está dando certo com a JôJô.
para agradecer que a Mali sarou da pneumo..
E reza forte, porque eu estou "muito menos" maluca!!!( agora tarja preta só duas vezs ao dia..rss)
Minha Senhora, venerável Senhora das Mercês...Bendita sois vós...
Mesmo com todo mêdo que ainda tenho dos seus retratos que penduravam nas paredes da casa da vóvóe que desde a morte dela foram para casa da tia Yolanda, bendita sois vós, quem me atura e me socorre....Amém.

Nenhum comentário: