Layout / Art: Ana.

segunda-feira, setembro 11, 2006

As águas que descem do lenheiro...

A água que descia do lenheiro, era marrom.
Para nós, não tinha cor mais linda, e nem água mais milagrosa.
Chovia sempre em novembro, em dezembro, em janeiro, e as vezes até no carnaval.
E dia de chuva, era melhor que dia de coroação ou de procissão!
Ah...quantos barquinhos de papel a gente colocava na enxurrada.
Tenho pena de minhas filhas, que nunca colocaram barcos de papel em enxurrada!
Tinha aquela história, sinistra... do soldadinho de chumbo e da bailarina. Eu sempre ficava com lágrimas a escorrer quando lia, por que me lembrava dos barquinhos, e das enxurradas.
Pois não é que além dos barcos, a gente podia, quando dava uma 'estiada', correr pro cais, e ver o rio, enorme, cheio e marrom, quase alcançando a ponte de ferro, e bem pertinho dos nossos pés....
A agua passava forte, levando tudo, e os nossos pés balançavam e quase a gente ia... deliciosas chuvas que enchiam de água marron o Lenheiro!

Tá, todo mundo vai falar que viveu infância igual, que em todas as casas de avós era assim, mas...
Essa história é diferente.
Ela é a história da gente.

Por acaso voce já teve avô que quando não podia pagar o colégio para os filhos ia pro confessionário da igreja do colégio ( naquela época só existia o santo antonio) e falava:
- Padre, preciso me confessar.
- O que foi , Paulo, diga meu filho...? ( o padre conhecia todo mundo...)
E meu avô respondia :
- Vou pecar padre, vou roubar...
- Mas , paulo meu filho, não faça isso...voce sabe que é pecado... deus vai te dar forças..
- Não padre, eu preciso roubar, estou desesperado precisando de dinheiro, ...
- Mas , paulo por que, para que?
- Ah padre, quer mesmo saber?
- Claro meu filho, farei de tudo para impedir que voce cometa um pecado..
- Então vou contar...preciso de dinheiro para pagar o senhor, por que meus filhos precisam estudar e não estou podendo pagar o colégio há tres meses...

Esse era o meu avô... é claro que o padre liberou o débito, deu bolsa de estudo para dois, e ainda morreu de rir de como meu avô tinha "pegado" ele....

Voltando as águas que sempre descem lá do lenheiro e percorrem a cidade , e vão até o mar passando e molhando caminhos dos mais lindos, vou contar também, que no verão, muitas vezes o sheno, o zeca hallack, e a turma deles, pegava aqueles pneus enormes, de caminhão, e a gente descia o rio dentro das boias, e tem vez que já fomos até Tiradentes....
Mas...essa é uma história de Alvarenga!

Trecho de Carlos de Laet, em seu livro "Em Minas", quando se refere ao córrego do Lenheiro :
"Quem olha para o riacho, minguado em água, mal compreende porque tão elevadas se fizeram essas arcarias, porém mal raciocinaria quem condenasse por inútil a luxuosa cautela dos construtores. O ribeiro, por ocasião das enxurradas, faz-se torrente e mesmo rio. Em sua carreira vertiginosa arrebataria obstáculos que com menos resistência lhe afrontassem o ímpeto... Imagem verdadeira de um povo pacífico, cuja força mal se deixa suspeitar, mas contra quem, nos seus grandes momentos de cólera, todas as preocupações não podem ser demasiadas
."

Nenhum comentário: